0

Qual a diferença entre zoom digital e zoom óptico?

Qual a diferença entre zoom digital e zoom óptico?

Além da resolução (megapixels), é importante considerar também o zoom do equipamento e a maioria das câmeras atualmente no mercado possuem dois tipos de zoom, o zoom óptico e o zoom digital. No entanto, aquele que deve ser considerado no momento da escolha da câmera é o zoom óptico. Isso porque é ele que de fato tem a capacidade de aproximar os objetos a serem fotografados sem comprometer a qualidade da imagem. O zoom óptico, relativo às lentes dos equipamentos é capaz de ampliar uma imagem de forma real, como um binóculo faria.

Já o zoom digital, por sua vez, é um artifício tecnológico. Ao contrário do óptico, que aproxima a imagem em tempo real, ou seja, antes da fotografia ser clicada, o digital é feito depois que sensor digital da câmera, chamado CCD, captura a imagem.

Zoom digital ou zoom óptico

Pelo zoom digital a câmera apenas “amplia” os pixels de parte da imagem capturada para preencher a foto. Ela aumenta apenas uma parte da imagem ao invés de aproximar todo o quadro fotografado. O resultado é uma imagem sem resolução para impressão, mesmo que a câmera impressione pelos megapixels.

Por isso, tenha sempre em mente: quanto mais zoom óptico melhor. O zoom digital pode até ser ignorado, já que a ampliação como ele faz pode ser obtida por softwares de edição de imagens, como o Photoshop e similares.

Fica a dica: Quando for comprar uma câmera ou filmadora digital, observe bem além da resolução em megapixels, a capacidade de zoom óptico. Equipamentos com zoom óptico costumam ser mais caros, mas vale a pena.

Leia também:

Blu-Ray o substituto do DVD Blu-Ray é a mais nova tecnologia em definição de som e imagem, e irá substituir o DVD. Com o surgimento da TV de alta definição (HDTV) a capacidade d...

Compartilhe com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*