0

Espionagem por WebCam afeta Mac e MacBook

malware-wecam
Depois dos vazamentos de informações sobre espionagem em massa mantido pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), baseadas nas denúncias fornecidos por Edward Snowden ex-funcionário do órgão, muita gente ficou com a pulga atras da orelha. Pois é, espionar alguém não é algo restrito apenas aos agentes da NSA ou do FBI, espionar de certa forma é mais fácil do que você imagina e é uma prática, por incrível que pareça, comum no meio cracker. É possível por exemplo encontrar sites que vendem acessos para você assistir webcams ativadas silenciosamente,  e como isso tudo funciona? Vamos saber agora!

Um pesquisador de segurança americano e ex-funcionário da NSA (Agência Nacional de Segurança norte-americana) Patrick Wardle demonstrou esta semana durante a conferencia Virus Bulletin realizada em Denver (EUA), a ação de um malwares desenvolvido para dispositivos OS X, Mac e MacBook, o malware tem a capacidade de acionar a webcam e microfone dos dispositivos de forma remota e gravar em tempo real todas as sessões do Skype, FaceTime, Photo Booth ou qualquer software que acione a camera e/ou transmita vídeo.

Embora qualquer acesso não autorizado à webcam acione o seu LED (para alguns dispositivos que possuem tal LED ao lado da camera), chamando a atenção do usuário, isso não é um problema para o malware, pois ele se aproveita das sessões como Skype ou FaceTime já iniciada pelo próprio usuário não levantando qualquer suspeita.

Wardle foi o pesquisador que anteriormente descobriu uma forma de ignorar a proteção Gatekeeper através de um malware para executar aplicativos não assinados, também apontou uma falha de correção da Apple para a vulnerabilidade Rootpipe que permitia que um invasor com acesso local a um Mac pudesse escalar privilégios e ter acessa root ao dispositivo.

O pesquisador criou um aplicativo que monitora as atividades da webcam e microfone alertando o usuário quando um novo processo acessar qualquer um deles, apresentando um pop-up, informando o nome do processo e perguntar se o usuário deseja permitir ou bloquear o acesso.

webcam-oversight

O aplicativo, chamado de Oversight, o download é gratuito e pode ser baixado no site do pesquisador Wardle, objective-see.com.

Para Windows, existem diversas ferramentas que também monitoram se alguém está gravando sua webcam. Uma delas é a Who Stalks My Cam que, basicamente, faz a mesma coisa que o OverSight. Para baixar,clique no link a seguir Who Stalks My Cam.

Não é a toa que pessoas como o diretor do FBI e Mark Zuckerberg (CEO do Facebook), são adeptos do adesivo bloqueando a webcam e o microfone, todo cuidado é pouco. Paranoia ou não, fique atento, você pode estar sendo observado!!!

Leia também:

O que significa HTTP e HTTPS HTTP e HTTPS? A maioria das pessoas ao navegar na internet não se dá conta do HTTP ou HTTPS que aparecem nos endereços dos sites, mas o que significa...
Novo padrão de tomadas e plugues Neste post vamos ver um pouco sobre o novo padrão de tomadas e plugues, para que você também fique por dentro e saiba os benefícios que as tomadas NBR...
O que é Hackintosh? Olá pessoal nosso assunto de hoje é sobre Hackintosh mas... O que é Hackintosh? Já imaginou ter o Sistema Operacional mais avançado do mundo, no...
Como descobrir senhas wifi com Aircrack-ng Descobrir senhas WiFi não é uma tarefa tão complicada como muitos devem imaginar, pelo contrário quebrar a segurança de redes Wireless é bem simples e...

Compartilhe com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*